quinta-feira, 20 de abril de 2017

Depressão, 13 Reasons Why e Baleia Azul





Eu esperei MUITO tempo pra resolver escrever esse texto, nem queria na verdade pq é um tema muito delicado mas acho que preciso mesmo falar sobre isso pelo que ando vendo na internet


Vamos começar com 13 Reasons Why, a série sensação do momento por retratar algumas coisas muito comuns: assédio sexual, bullying, violência sexual, suicídio, algo que realmente abriu a mente de muita gente sobre os assuntos por mostrar tudo de forma até realista e de fácil compreensão, que ajudou muita gente nessa situação de depressão e que já pensaram alguma vez em tirar a vida como dá pra ver aqui





"Ai mas a série incentiva os jovens a cometer suicídio"

Desculpa, eu me recuso a acreditar que alguém comece a pensar na ideia de tentar se matar por causa de uma série, EU vi a série, EU estou com muitos problemas e EU NÃO pensei em me matar, apenas não é assim que funciona gente, minha opinião, vocês tem o direito de discordar, apenas respeitem ok?


"Mas o número de suícidios aumentou"


E aí entra o "Jogo da Baleia Azul"


50 desafios como cortar o próprio braço com uma lâmina, ver filmes de terror de madrugada, furar a mão e por último cometer suicídio


"Falta de chinelada"

Eu NUNCA apanhei dos meus pais, souberam me ensinar o que fazer e o que não fazer, conversar quando preciso, procurar saber se tá tudo bem e eu não to querendo me matar não... Será que o problema não é o modo que você educou ou deixou de educar seu filho????


"Os jovens não falam com os pais"


"Pai, posso falar com vc?"

"To ocupado vendo meu futebol"


"Mãe, posso falar com vc"

"Depois filho(a) to vendo minha novela"


Pais... vocês buscam mesmo falar com seus filhos ou ficam no Whatsapp o dia inteiro? Ou apenas falam que "isso é bobagem" "vai lavar uma louça que passa essa depressão" quando um dos seus filhos tentou falar com vocês?



A culpa não é APENAS do jogo da Baleia Azul, ninguém com a cabeça "em ordem" (e quando digo "em ordem" entendam fora de um estado de depressão) vai jogar o jogo da Baleia Azul, esse jogo exclusivamente incentiva o suicídio mas se a pessoa começa a jogá-lo já tinha algo errado antes, ela já tinha essa ideia de tentar se matar e vai jogar esse jogo pra ir "criando coragem" pra acabar fazendo isso de vez


"Isso é falta de Deus no coração"

"Também, não vai pra igreja..."


Igreja NÃO é a solução de todos os problemas, Igreja não vai zerar os casos de suicídio no mundo, nem todo mundo que comete suicídio "não tem Deus no coração"... gente, eu não sou a pessoa mais religiosa do mundo, ACREDITO que há Deus, tenho minha religião... mas Deus não vai controlar todas as escolhas de todo mundo, VOCÊ é responsável pelo que você faz, não é "ter Deus no coração" que vai impedir alguém de se matar, tem muito bandido por aí que vai pra Igreja, sai de lá e vai assaltar um banco, vai enfiar um revólver na cara de alguém... me diz... adianta ir pra Igreja? Não, cada um faz o que quer


Depressão é doença sim, é comprovado cientificamente, já é uma das doenças que mais matam, já mata mais que muita doença que vocês que ficam dizendo que depressão é frescura acham graves... e sabe qual é o lado engraçado??? Ninguém ta nem aí, não é com você mesmo, não é com alguém que você ama, "Não vai acontecer na minha família"


A Organização Mundial da Saúde afirmou que até 2020 (olha só que legal... menos de 3 anos) a depressão vai ser a doença mais incapacitante no mundo


Mas todos esses aí são pessoas de "frescura" né


E se eu te falar que cães e gatos também podem sofrer de depressão? Opa... mas como assim?


Animais podem ter frescura agora???? 

O melhor amigo do homem não tem Deus no coração?????? 

Será que se eu levar o meu gatinho depressivo pra uma igreja ele vai se curar??????

Oh meu Deus, será que meu cachorro está jogando o jogo da Baleia Azul??????

Meu gatinho está assistindo 13 Reasons Why, por isso está depressivo



DEPRESSÃO É DOENÇA



Não é frescura, não é coisa da cabeça da pessoa, não é querer chamar a atenção, não é "falta de Deus"


É DOENÇA, PRECISA DE TRATAMENTO EM ALGUNS CASOS MAIS GRAVES, PRECISA DE REMÉDIOS


Tem algum amigo que ta passando por uma fase difícil? Vai lá, fala que ele é importante, chama pra ir num parque, chama pra ir jogar futebol, jogar video game, paga um cinema, mostra interesse, vai fazer diferença, nem que seja o mínimo, mas vai fazer diferença


É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ MOSTRE ESSE TEXTO PRAS OUTRAS PESSOAS SE VOCÊ CONCORDA COM ALGUMA COISA QUE EU DISSE


Por hoje é isso, um texto bem mais sério do que eu to acostumado a fazer mas eu espero mesmo que isso ajude alguém, e se você ta lendo isso e sofre de algum tipo de depressão... você é importante, não vem não, cala a boca, você é sim, fica xiu, você é e pronto acabou


Até a próxima e fui